Quem somos
O Instituto Chico Mota (ICM) é uma organização da sociedade civil (OSC) que tem como objetivo principal a inclusão cultural da pessoa idosa através de atividades de formação artística, fruição e difusão cultural, estímulo ao empreendedorismo, inclusão digital, saúde e lazer. Visando proporcionar a pessoa que ingressa na terceira idade uma visão positiva da vida, fazendo-a protagonista de sua própria história.
A vontade é mola propulsora para que sonhos tornem-se realidade.
O ICM é fruto do sonho da educadora cearense Maria Rita que, inspirada nos ensinamentos de seu pai, que dá nome ao Instituto, iniciou trabalhos voluntários em abrigos de Fortaleza, levando amor, cuidado e cultura aos idosos. Estava plantada a semente de um local que pudesse reunir estas pessoas, acolhê-las e desenvolver atividades que colaborassem com a vida de cada um. Nascia assim, em 2013, o Instituto Chico Mota.
Em 2012 foi idealizado o Projeto “ Minha História, Minha Vida, que propôs atividades culturais inscritos na Lei de Incentivo à Cultura. E para a efetivação dos financiamentos e apoios necessários para a execução das atividades, se fez necessário locar um espaço para atender à demanda, e assim, cria-se, em 10 de maio de 2013 o INSTITUTO DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO E CULTURAL FRANCISCO MOTA.
Desde então, o ICM tem como objetivo proporcionar às pessoas da terceira idade uma visão positiva da vida, tornando-as protagonistas de sua própria história, para que seus dias sejam cada vez melhores e felizes. Mostrar que, embora com mais idade, têm muito a contribuir e cooperar com a sociedade.
Para conhecer mais assista ao vídeo do nosso principal Projeto "Minha História, Minha Vida"
Proporcionar a pessoa que ingressa na terceira idade uma visão positiva da vida, fazendo-a protagonista de sua própria história. Prolongando, assim, sua contribuição social, econômica e cultural para a sociedade.
Missão
Visão
Ser um centro de referência com estrutura física, humana e administrativa para proporcionar atendimento cultural, de saúde, de emprego e renda para o público ingresso e da terceira idade.
Valores
Respeito para com a pessoa da terceira idade e para com o ser humano;
Alteridade; Honestidade; Sociabilidade; Solidariedade e
Empreendedorismo.